terça-feira, 7 de agosto de 2012

- Pai do Blues no Brasil





Celso Ricardo Furtado de Carvalho começou a tocar guitarra profissionalmente com  Raul Seixas, isso aos 17 anos, em meados de 70 - gravou O Diabo é o Pai do Rock, com Raulzito.
Fundou as bandas Legião Estrangeira e Aero Blues, considerado o primeiro grupo de blues do Brasil. Acompanhou um balaio de gente, Renato e Seus Blues Caps, Sá e Guarabira, Luiz Melodia, Cazuza, e foi convidado pra integrar os Commitments, de Alan Parker.
A revista Backstage colocou Celso entre os 20 maiores guitarristas da história, e BB King (o Bibiquing mesmo!!!!), dividiu palcos e estúdios com ele, carregando o cara pelos EUA. O cara tocou no Festival de Montreaux, na Suíça e só não é mais conhecido aqui no Brasil, porque o Blues é um tipo de música para um pessoal seleto e, por aqui, se prefere Calypso, Teló e afins.
Ainda assim, na década de 80, o cara conquistou a fama com Som da Guitarra, disco solo que incluía os clássicos Aumenta que isso aí é Rock´n´Roll e Blues Motel. A voz rouca nas canções de qualidade fizeram com que Celso Blues Boy fosse o primeiro bluzeiro brasileiro de renome. Entre 1986 e 2011, lançou mais nove álbuns e um DVD ao vivo.
Celso Blues Boy morreu em 6 de agosto de 2012. Um câncer na garganta levou o cara. Mantinha a doença em segredo e, como queria, não teve velório, sendo cremado em Blumenau. Morava em Joinville, SC. No vídeo acima, BB King toca com ele.
O blues chora seu lamento arrastado, mais uma vez...