domingo, 20 de fevereiro de 2011

- Os Três Patetas


Já faz um tempo que o humor virou uma coisa apelativa e que, muitas vezes, dá vergonha alheia, só de assistir. Os caras simplesmente tratam os espectadores como idiotas. O que é que há? O corno, o tarado, a puta, o retardado, o fresco? O humor, principalmente o de TV aberta, se resume a gente berrando como se não tivessem microfones e gente rindo de câmeras escondidas que idiotizam pessoas. No meu ver, não há nada de muito bom em matéria de humor na TV, mas nem sempre foi assim. Vem comigo...
...Vaudeville foi um gênero de entretenimento de variedades americano que durou de 1880 até 1930. Contava com salas de concerto, apresentações de cantores populares, circos de horror, museus baratos e literatura burlesca, daí a sua popularidade. A cada anoitecer, dançarinos, comediantes, animais treinados, mágicos, imitadores, acrobatas, uma mistura de coisas sem nenhuma relação uma com a outra fazia a alegria do pessoal. Ted Healy criou uma companhia e contratava artistas para o show, adquirindo certa fama como comediante. Em 1922, seus acrobatas o abandonaram e Moe Howard, um camarada de infância, respondeu ao anúncio para substituí-los. Mas Moe não era acrobata, então, começou trabalhando, primeiro, como fantoche (aqueles caras combinados que ficam misturados ao público, esperando serem chamados ao palco) e depois como humorista. Shemp Howard, irmão de Moe, entrou no espetáculo um pouco mais tarde, que consistia em Ted interpretando um sulista que contava piadas ao lado de assistentes atrapalhados.
Larry Fine era um cara que, quando criança, queimou o braço com ácido, na relojoaria do pai. A título de fisioterapia, ele começou a tocar violino e ficou bom nisso. Ted healy assistiu o cara tocando e o contratou, acrescentando Larry ao trabalho desenvolvido por Moe e Shemp. Ted Healy e Seus Patetas fizeram sua primeira aparição na tela na comédia "Uma noite em Veneza" (Soup to Nuts), em 1930. O filme não foi um sucesso com os críticos, mas a performance dos Patetas agradou e muito a Fox, que ofereceu ao trio um contrato, sim, um trio: sem Ted Healy.
Healy ficou ajojado e esperneou de todo jeito, com ação judicial, direitos autorais, etc, mas o melhor jeito de se aproximar do grupo foi na amizade e, em 1932, Healy conseguiu montar uma nova parceria com os seus ex-Patetas.
Mas Shemp já estava de saco cheio com Healy e decidiu largar o grupo, fazendo carreira solo em filmes de comédias produzidos no Brooklyn, Nova York. Depois que Shemp deitou o cabelo, Moe sugeriu a Healy que seu irmão mais novo, Jerome substituisse Shemp. Reza a lenda que o cara tinha cabelos fartos e ondulados e um belo bigode que Ted mandou que raspasse imediatamente para entrar para os Patetas.
Conhecido a partir desta depilagem como Curly, ele mergulhou com os Patetas nos shows de vaudeville e as comédias curtas da MGM. Quando acabou o contrato com a Metro, o grupo, agora conhecido como Os Três Patetas (The Three Stooges) assinou com a Columbia Pictures. Foram 190 curtas-metragens nos anos 30, 40 e 50, tornando-se recordistas na categoria.
Porém, o fato de Curly raspar a cabeça para atuar o levou a se sentir pouco atraente para as mulheres. Inseguro, começou a comer e beber até encher a cola. Durante as filmagens de Três Idiotas de Elite em 6 de maio de 1946, Curly sofreu um derrame cerebral e o filme foi terminado sem ele. Curly fez uma pequena aparição três curtas depois. Segurem o Leão! (1947), foi o único filme que continha todos os quatro Patetas originais: os três irmãos Howard e Larry. Moe pediu para que Shemp voltasse e substituísse Curly. Shemp, no entanto, estava hesitante em voltar a participar dos Três Patetas, pois já estava trilhando uma carreira solo bem sucedida, mas percebeu que Moe e Larry estariam com as carreiras acabadas, sem o grupo. Shemp queria algum tipo de garantia de que pudesse sair quando Curly estivesse recuperado, mas, infelizmente, Curly morreu em 18 de janeiro de 1952, aos 48 anos.
Três anos após a morte de Curly, Em 22 de novembro de 1955, Shemp saiu com seus amigos e foi ao Hollywood Legion Stadium ver uma luta de boxe. Após a luta, Shemp e seu amigo Al Winston pegaram um táxi para voltar para casa.
Shemp inclinou-se no banco do táxi, acendeu um charuto e caiu sobre Winston. Ele sofreu um ataque de coração fulminante e morreu aos 60 de idade. Para completar os quatro últimos curtas do contrato de Shemp, foram usadas algumas cenas antigas, combinadas com novas imagens do seu dublê, Joe Palma, filmado por trás ou com o rosto oculto.
Joe Besser substituiu Shemp em 1956, aparecendo em 16 curtas. Besser, que era pateta mas não era bobo, tinha uma cláusula no contrato proibindo que ele fosse atingido muito forte. Mas os Patetas acabaram sendo considerados apenas sombras do que já haviam sido. Moe e Larry estavam ficando mais velhos, já não podiam mais realizar cenas com quedas ou comédia física.
Daí, o inevitável aconteceu. O formato dos curtas-metragens tornou-se impraticável com o passar dos anos, em parte devido ao surgimento da televisão. A Columbia era o único estúdio que ainda fazia curtas, mas no fim de 1957, parou de fazer e dispensou o trio. No entanto, a mesma televisão que acabou com o grupo, em 1959 o lançou ao ar novamente. A Columbia, através de sua subsidiária Screen Gems liberou toda a filmografia dos Patetas para a TV, e o trio foi redescoberto pelos jovens. Logo uma enorme rede de fãs deu-lhes a chance de retomar suas carreiras. Moe e Larry discutiram vários planos para a nova turnê de filmes, mas a esposa de Besser teve um ataque cardíaco, e ele preferiu sair em carreira solo.
Joe DeRita foi convidado por Moe para se juntar ao trio, e ele rapidamente aceitou. Por causa de sua semelhança física com Curly e a pedido de Larry e Moe, DeRita foi renomeado como "Curly Joe" e se tornou o sexto e último Pateta em 1959. Fizeram uma popular série de filmes de longa metragem entre 1959-1965, com nove longas e uma série de 156 desenhos animados produzidos para a televisão.
O último projeto dos Três Patetas, Kook's Tour (1970), era um especial de uma hora feito para a televisão. Em 9 de janeiro de 1970, durante a produção do piloto, Larry Fine sofreu um derrame paralisante e não conseguiu completar o projeto, terminando sua carreira, bem como os planos para a série de televisão. 

Larry teve outro derrame em dezembro de 1974. No mês seguinte, sofreu um mais grave e entrou em coma. Morreu em 24 de janeiro de 1975, com 72 anos de idade. Mesmo devastado pela morte de seu amigo, Moe, decidiu que os Três Patetas iriam continuar. Ficou decidido que Emil Sitka substituiria Larry e diversas ideias de filmes foram consideradas. No entanto, Moe adoeceu por câncer de pulmão e morreu em 4 de maio de 1975, com 77 anos. É inconcebível a continuação do grupo sem um Howard. Durante toda a carreira dos Três Patetas, Moe foi o coração e a alma da trupe. O coração havia parado. O último pateta, DeRita morreu em Los Angeles em 3 de julho, 1993.